Mosir Barbosa's profile

Projeto de identidade visual para TIG Periferia

O TIG Periferia é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco que visa a integração entre academia e sociedade através do fortalecimento comunitário em Comunidades de Interesse Social do Recife a partir de atividades como oficinas de escuta social, mapeamentos participativos, elaboração e realização de censos.
Logo antiga
Demandas e objetivos             

Essa foi a primeira vez que um projeto de identidade visual completo foi desenvolvido para o TIG Periferia. O planejamento e a execução do projeto identidade visual ocorreram simultaneamente, tendo-se iniciado em novembro de 2023 e sendo concluídos em dezembro de 2023.

As principais demandas identificadas foram:
- A logo antiga era confusa e mal diagramada. A fonte utilizada na logo era pouco legível.
- A tipografia era limitada. Não havia um conjunto tipográfico estabelecido.
- A paleta de cores também era limitada, possuindo apenas duas cores e apresentando pouco contraste cromático.
- Não existia um método sistemático para a composição de uma identidade visual.

Em resumo, a identidade visual que o TIG Periferia utilizava era incompleta e insuficiente para atender adequadamente a todas as suas necessidades no campo visual. Era necessário criar uma nova identidade visual, estabelecendo diretrizes visuais e produzindo todos os elementos necessários para preencher as lacunas observadas.

Com base nessas questões, foi possível estabelecer o escopo do projeto, que teve como objetivo geral a formulação de uma identidade visual completa para o TIG Periferia, contendo as ferramentas e recursos necessários para a apresentação de uma imagem mais moderna e coesa,  através das seguintes ações:
- Redesign da logo, reduzindo a quantidade de elementos e melhorando sua diagramação, preservando o principal elemento visual da logo antiga.
- Seleção de um conjunto tipográfico composto por fontes legíveis, apropriadas para a leitura em interfaces digitais.
- Escolha das cores que irão compor uma paleta mais diversificada, com mais variação de tons.
- Produção de elementos adicionais de identidade visual, que serão utilizados principalmente nas imagens publicadas nas redes sociais do TIG Periferia.
- Estabelecimento de diretrizes visuais para o TIG Periferia, auxiliadas pela criação de um manual de uso de identidade visual.
Nova logo do TIG Periferia
Direcionamentos técnicos e conceituais

O desenvolvimento das ações do projeto e a produção dos resultados tiveram como fio condutor a ideia de incorporar características da paisagem do Recife e seu espaço urbano e natural à identidade visual, utilizando como inspiração as cores e formas que podem ser observadas nos espaços periféricos e ambientes naturais da cidade do Recife.

Na escolha das cores que iriam compor a paleta, foi valorizada a riqueza das cores e a variação de matizes, com a utilização de cores vivas que remetam àquelas observadas na cidade (ruas e moradias) e nos elementos da paisagem natural (rios, solo e vegetação). A escolha de cores também dialoga com referências da tradição da cultura popular do estado, que costuma incorporar uma grande diversidade cromática na sua linguagem visual, como o que se observa na cultura carnavalesca.
Nova paleta de cores do TIG Periferia
Imagem de perfil para o Instagram com a nova logo do TIG Periferia
Acima: imagens que servirão como ícones para os destaques do perfil do Instagram do TIG Periferia.
Abaixo: imagens foram utilizadas como referência na criação dos ícones.
As atividades desenvolvidas pelo TIG Periferia são divulgadas principalmente a partir de publicações no Instagram. Por isso, foi escolhida um conjunto tipográfico que utiliza fontes retilíneas, sem serifas, de fácil leitura em ambientes digitais.

Fonte da logo: Arthura
Fonte para títulos: Franklin Gothic Medium
Fonte para corpo de texto: Lato
Fonte alternativa (subtítulos, elementos gráficos): Cascadia Code
Projeto de identidade visual para TIG Periferia
Published:

Owner

Projeto de identidade visual para TIG Periferia

Published: